Fale Conosco

(47)3025-5467

Painel Instituto de Pesquisas é a executora do Diagnóstico da Infância e Adolescência de SC

07.06.2018 por Painel Pesquisas

O estado de Santa Catarina terá o Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Adolescência que está sendo elaborado com o objetivo de subsidiar o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDCA-SC) e as instâncias governamentais e não-governamentais na formulação e execução de suas políticas e programas, contribuindo para a melhoria e qualidade do atendimento as crianças e adolescentes. Os dados do Diagnóstico também serão utilizados para o assessoramento na elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente do Estado.

A Painel Instituto de Pesquisas, empresa vencedora do edital de concorrência pública da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina, iniciou as atividades para execução do Diagnóstico em novembro de 2017. No decorrer dos meses de maio e junho, os pesquisadores estão em campo, em diversas cidades catarinenses, aplicando o questionário da pesquisa de percepção aos adolescentes abordando temas relacionado à convivência familiar e comunitária, sexualidade, drogas, perspectiva de futuro entre outros assuntos pertinentes ao dia a dia dos adolescentes.

Equipe técnica

Cerca de 35 profissionais estão envolvidos na realização do Diagnóstico, que tem sua finalização prevista para o mês de setembro de 2018. Para execução do Diagnóstico a equipe de campo conta com mais de 20 pesquisadores, que estão atuando em todo o estado. Além da equipe de pesquisa, o grupo de trabalho para a execução do Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente de Santa Catarina conta com mais de 15 profissionais técnicos qualificados nas áreas de assistência social, economia, administração, direito, pedagogia, estatística, comunicação, entre outros, que juntos têm contribuído, dentro de suas áreas de atuação, para a realização de um trabalho qualificado em todas as etapas de execução deste importante estudo que resultará na apresentação de dados e informações atualizadas sobre a realidade social das crianças e adolescentes do estado.

Resultados

Os resultados do Diagnóstico da Infância e Adolescência de Santa Catarina serão apresentados nos eixos fundamentais de direito, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os quais contemplarão indicadores sociais e o mapeamento da rede estadual, para mensurar e acompanhar a realidade social no qual as crianças e adolescentes estão inseridas. As informações serão apresentadas por regiões conforme a divisão do estado, realizada pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), com o objetivo de fortalecer as associações com informações para trabalharem o tema da criança e do adolescente de forma estruturada e regionalizada.
A realização do Diagnóstico da Infância e Adolescência de Santa Catarina representa um significativo avanço para a promoção de políticas públicas mais assertivas e na garantia dos direitos, já preconizados em lei, a todas as crianças e adolescentes catarinenses.

Acompanhe as atividades

A Painel Instituto de Pesquisas, empresa executora do Diagnóstico, com o objetivo de garantir transparência e visibilidade ao público em geral sobre as ações e atividades do processo de realização dos trabalhos disponibiliza, na página do Facebook, atualizações, notícias e informações sobre o Diagnóstico da Infância e Adolescência de Santa Catarina. Para acompanhar basta acessar o endereço eletrônico: www.facebook.com/diagnosticossociaispainel

ANTERIOR PRÓXIMA

/