Fale Conosco

(47)3025-5467

Lançamento do Diagnóstico da Infância e da Juventude de Curitiba será no dia 17 de abril

13.04.2018 por Painel Pesquisas

A Prefeitura de Curitiba, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) e a Fundação de Ação Social (FAS) realizam no dia 17 abril, às 14 horas, o ato de lançamento do Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Juventude de Curitiba, executado pela Painel Instituto de Pesquisas, empresa vencedora da concorrência pública. Na oportunidade, também será realizada uma palestra sobre a importância do diagnóstico no planejamento de políticas públicas, o tema será abordado pela coordenadora de Proteção Especial de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar de Campinas (SP), Maria José Geremias. O evento que contará com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, acontece na Universidade Positivo.

O Diagnóstico abrange um mapeamento de toda a rede de atendimento, não governamental e governamental, além da sistematização de dados primários de atendimento, análise de dados secundários e a realização de pesquisas por amostragem e qualitativas referentes a realidade social de crianças, adolescentes e jovens de Curitiba. Fátima Mottin, responsável pela análise estatística do projeto, explica que o Diagnóstico proporciona que em um único documento sejam analisados vários temas relacionados às crianças e adolescente. No dia 17 de abril, Curitiba receberá os indicadores atualizados em sete temas eixo: perfil da criança, do adolescente e do jovem até 21 anos em Curitiba; direito à vida e à saúde; direito à convivência familiar e comunitária; direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; direito à educação, cultura, esporte e lazer; direito à profissionalização e a proteção no trabalho; sistema de garantia de direitos e a relação com as políticas de atendimento da infância e juventude.

As atividades de execução para realização mapeamento iniciaram em novembro de 2016. Levantamento de dados em campo, visita às instituições, reuniões metodológicas, validação de instrumentais de coleta, entrevistas, aplicação de questionários, mensuração de resultados, análises técnicas, foram diversas as etapas para consolidar a apresentação dos dados referentes a realidade social das crianças, adolescentes e jovens de Curitiba com base na atualidade. Mottin destaca que a conclusão do Diagnóstico é apenas o primeiro passo a construção de políticas públicas, projetos e programas mais efetivos à criança, adolescente e jovens. “Após a entrega dos dados, obtidos através de todo o mapeamento, inicia-se um imenso trabalho dos conselheiros municipais, dos gestores públicos e também da sociedade civil, de se apropriar das informações sistematizadas para uma análise mais aprofundada na construção de novos projetos e de atuação mais focada nos temas e regiões mais necessitadas”, explica Mottin.


Serviço:

O que: Lançamento do Diagnóstico da Realidade Social da Infância e Juventude de Curitiba

Quando: terça-feira, dia 17 de abril

Horário: das 14h às 17 horas

Local: Universidade Positivo

Mais informações: www.facebook.com/diagnosticoinfanciajuventudecuritiba


 

ANTERIOR PRÓXIMA

/